Colatto busca soluções para situação financeira dos produtores de alho

Colatto busca soluções para situação financeira dos produtores de alho

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, e o Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC), estiveram com o vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner, para buscar soluções para a calamidade financeira que os produtores de alho de Frei Rogério e Curitibanos, em Santa Catarina, estão atravessando, em virtude da quebra da safra 2015/2016 por questões climáticas.

O presidente nacional destacou que a situação é urgente, à medida que várias famílias, por não estarem conseguindo arcar com os empréstimos rurais, de custeio agrícola e de investimentos, estão perdendo as propriedades e maquinários.

“Mais da metade dos hectares de alho estão financiados juntos aos bancos e cooperativas e os produtores estão preocupados com essa situação. Eles querem honrar os compromissos financeiros e não podem perder suas ferramentas de trabalho. Os produtores precisam dos maquinários para continuar produzindo e gerando renda”, alertou Corsino.

O deputado Valdir Colatto salientou que em casos como este, de quebra de safra por questões climáticas, o prazo para pagamento do financiamento é automaticamente prorrogado. “Nós vamos reverter esse quadro. O alho é o carro chefe de vários pequenos agricultores de Santa Catarina, não vamos deixa-los desamparados”, disse.

A ANAPA disponibilizou o corpo jurídico da associação, sem custos para os produtores, com o objetivo de instruí-los e orientá-los a tomar as medidas cabíveis, para que permaneçam a se manter na atividade.

Segundo dados do IBGE, o município de Frei Rogério (SC) tem 604 propriedades rurais, sendo que 500 são de agricultura familiar, e o alho é a cultura geradora de emprego e renda da maioria destes produtores. De acordo com levantamento feito pela COPAR (Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense), 71% da população do município está envolvida diretamente na atividade do alho.

Fonte: ANAPA