Colatto busca solução para conflito de terras em José Boiteaux

Colatto busca solução para conflito de terras em José Boiteaux

Brasília, 19 de outubro de 2016 – Desde ontem (18/10), dois jovens são mantidos reféns em uma comunidade indígena Laklãnõ-Xokleng no município de José Boiteaux, em Santa Catarina. De acordo com os líderes da comunidade, os jovens de 24 e 15 anos só serão liberados caso tenham suas reivindicações atendidas. “Os índios querem ampliar uma área já demarcada na região, que hoje é de 14 para 37 mil hectares. A revolta dos agricultores é grande, pois nenhuma autoridade tomou providências até o momento e a falta de segurança é cada dia maior”, destacou o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), que acompanha o caso e tem buscado a solução do conflito. Segundo o parlamentar, a indignação dos agricultores aumentou com a chegada de um helicóptero, trazendo dois delegados da Polícia Federal que, não encontrando o cacique indígena, saíram do município sem qualquer providência.

O deputado Colatto vem buscando auxílio junto à Polícia Militar, Federal, ao Governo do Estado e ao Ministério da Justiça, mas nenhuma ação no sentido de resolver a situação foi tomada. “Agora, os agricultores estão fechando as entradas da cidade no intuito de chamar a atenção das autoridades. Não podemos permitir que esse conflito se torne um confronto catastrófico entre índios e agricultores”, destacou Colatto que diz que permanecerá insistindo para que as autoridades deem atenção ao caso.

Há cerca de 10 anos, índios e as famílias não-indígenas tem conflitos na demarcação das terras, na região de Serrinha, município de José Boiteux. A área indígena de 14 mil hectares. No município de José Boiteux, a área pretendida para demarcação indígena é ocupada atualmente por seis famílias. O processo tramita na Justiça Federal desde 2007.

Em Brasília, Colatto acompanha as ações que visam demarcar áreas indígenas em todo o país. A defesa é para que cessem os decretos de novas áreas demarcadas e também as ampliações e se viabilize um projeto de atenção ao indígena. “Expulsar produtores das suas terras de direito não vai resolver o problema dos indígenas, sendo que a maioria hoje mendigam nas cidades”, diz Colatto.