Colatto busca liberação do SISBI em Santa Catarina

Colatto busca liberação do SISBI em Santa Catarina

Brasília, 4 de fevereiro de 2016 – Até a próxima semana, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) devem apresentar relatórios sobre a liberação dos estados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A informação é do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) que esteve em audiência com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Eduardo Rangel, nesta quinta-feira (4/2).

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), e tem a função de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar. O sistema é uma alternativa às empresas que queiram exportar para outros estados e não tenham o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Tanto estado quanto municípios podem aderir ao SISBI. É necessário, no entanto, atender aos requisitos e normas do Mapa.

“Os estudos para liberação do SISBI em vários estados estão em fase final. Somente em Santa Catarina, 15 empresas estão prontas para aderir ao sistema e outras 61 já estão na lista, aguardando para dar andamento ao processo de credenciamento”, pontuou Colatto.