Colatto anuncia primeiro laboratório para exame de mormo no estado

Colatto anuncia primeiro laboratório para exame de mormo no estado

Brasília, 6 de março de 2017 – Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento credenciou o laboratório veterinário São Francisco, de Joaçaba (SC), para a realização dos testes de verificação do mormo equino, seja cavalos, mulas ou burros. O laboratório já realiza pesquisa de Anemia Infecciosa Equina (AIE).

De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), até então, os exames estavam sendo feitos em São Paulo. “É o primeiro laboratório para exame de mormo equino em Santa Catarina. Devem ser feitas até duas mil análises por mês”.

Para Colatto, a certificação é uma conquista para Santa Catarina. “Lutei junto ao Mapa por esse certificado porque acredito que vai beneficiar todo setor produtivo”.

Mormo é uma doença infectocontagiosa grave que acomete os equídeos (equinos, asininos e muares), mas que pode atacar outras espécies de maneira acidental, como o homem (zoonose), carnívoros e pequenos ruminantes. A doença é causada pela bactéria Burkholderia mallei, que ocasiona alta taxa de mortalidade nos equídeos e no homem é fatal. Os sinais clínicos mais frequentes são: febre, tosse e corrimento nasal.

No Brasil

Até julho de 2016, o Brasil registrou 155 casos de mormo em 12 Estados: Pernambuco (57), Mato Grosso (47), Espírito Santo (20), Minas Gerais (11), São Paulo (9), Santa Catarina (7), Pará (4), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Ceará (1), Rio Grande do Norte (1), Paraíba (1).