Colatto acompanha comissão federal em Xanxerê e Ponte Serrada nesta 6ª feira

Colatto acompanha comissão federal em Xanxerê e Ponte Serrada nesta 6ª feira
Colatto acompanha comissão federal em Xanxerê e Ponte Serrada nesta 6ª feira

Santa Catarina 14/5/2015 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) acompanhará a comissão externa da Câmara dos Deputados em Xanxerê e Ponte Serrada nesta sexta-feira (15/5). A Comissão foi constituída para acompanhar a situação de emergência dos municípios atingidos por um tornado em 20 de abril que afetou centenas de casas, desabrigou e matou quatro pessoas, causando um prejuízo superior a R$ 100 milhões.

Em Xanxerê, a reunião está agendada para as 15 horas na Câmara de Vereadores. Em Ponte Serrada, a Comissão coordenará atividade às 17h30 no Parque de Exposições.

A Comissão é formada pelos 16 parlamentares catarinenses e pretende ouvir as necessidades da população nesta fase de reconstrução das áreas afetadas, que envolve também o município de Passos Maia e algumas propriedades rurais em Xaxim. A Comissão Externa é coordenada pelo deputado federal João Rodrigues (PSD/SC) com a relatoria do também deputado federal Pedro Uczai (PT/SC).

Três dias após o tornado, em 23 de abril, Colatto participou de audiência no Ministério da Integração Nacional com o ministro Gilberto Occhi e o secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira, reforçando o convite para visitarem os municípios, conferirem os estragos e providenciarem auxílio. Também solicitou, naquela ocasião, agilização na liberação emergencial dos recursos de FGTS, confecção de documentos para os que perderam seus pertences e prorrogação da declaração do Imposto de Renda. Outros pedidos referiram-se a urgente destinação de recursos dos programas Minha Casa Melhor (crédito para aquisição de móveis e eletrodomésticos) e Minha Casa Rural (para construção ou reforma de unidades rurais). Em audiência no Ministério do Meio Ambiente, Colatto solicitou a liberação das florestas derrubadas pelo vendaval para auxiliar na reconstrução dos imóveis.

Colatto entregou nas mãos do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, pedido urgente de liberação de emendas atrasadas para os municípios de Xanxerê (do ano de 2012) e de Xaxim (de 2013), considerando que os recursos, embora sejam para variadas áreas, sirvam para auxiliar neste momento. As emendas somam valor aproximado de R$ 1,2 milhões. “São recursos já empenhados e que não foram liberados pelo Governo Federal até então”, explica Colatto.

AÇÃO EM XANXERÊ
Nesta semana, a equipe do deputado Colatto acompanhou em Xanxerê, representantes do Comitê de Ação da Cidadania dos Servidores da Câmara dos Deputados na entrega de recursos para auxiliar na compra de material para reconstruir as residências. Os servidores federais Eduardo de Aquino e Diogénes dos Santos participaram de reuniões com a Defesa Civil, SDR, prefeitura, Corpo de Bombeiros e associação comercial, além de visitarem o local. Acompanharam as visitas o secretário de desenvolvimento econômico do município de Xanxerê, Neimar Brusamarelo, o gerente de educação da SDR, Carlos Colatto; Vilson Picoli da Acix; João Borba da defesa civil municipal; o prefeito Ademir Gasparini e o assessor parlamentar do deputado Colatto, Tiago Simon. Cerca de um mil sacos de cimento (50kg) serão adquiridos com o valor recebido.

A iniciativa partiu do deputado Colatto, quando contatou o diretor geral da Câmara dos Deputados, Sérgio de Almeida, logo após a tragédia em Xanxerê e Ponte Serrada, solicitando apoio. O Comitê existe há cerca de 20 anos e tem propósito de auxiliar municípios que enfrentam situações de crise, recebendo doações de servidores e parlamentares.