“Certificado de filantropia do HRO será reconsiderado”, garante ministro da Saúde

“Certificado de filantropia do HRO será reconsiderado”, garante ministro da Saúde
“Certificado de filantropia do HRO será reconsiderado”, garante ministro da Saúde

Afirmação foi feita durante audiência com o deputado Valdir Colatto e o senador Dário Berger

Brasília, 21 de junho de 2017 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), juntamente com o senador Dário Berger (PMDB-SC), esteve em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, na sede do ministério em Brasília, nesta quarta-feira (21), para tratar da renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da saúde (CEBAS-Saúde) – também chamado de certificado de Filantropia – do Hospital Regional do Oeste (HRO) de Chapecó.

Em janeiro deste ano, o hospital teve a renovação do certificado rejeitada, e, desde então, o deputado Colatto vinha buscando soluções junto aos responsáveis pelo setor no Ministério da Saúde. “Estivemos em audiências e fizemos contatos diários para garantir que o processo do nosso Hospital Regional do Oeste fosse reconsiderado”, pontuou Colatto. Durante a audiência, o ministro informou que a publicação no Diário Oficial da União, que garante o reestabelecimento do Certificado, deve sair até a próxima sexta-feira (23).

De acordo com dados repassados pela direção do HRO, sem o CEBAS, o hospital deixaria de ser isento do pagamento de cota patronal (o valor do HRO é de cerca de R$ 400 mil por mês), não poderia receber emendas parlamentares (estimadas em R$ 9 milhões somente neste ano) e também perderia a isenção do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a importação de equipamentos.