Notícias

21 de janeiro de 2016 - 15:43

CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais

CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais

Santa Catarina 21/1/2016 – Durante a abertura do 21º Campo Demonstrativo Alfa, da Cooperalfa, em Chapecó, na última quarta-feira (20/1), o deputado federal Valdir Colatto reforçou a necessidade do Estado em criar um programa nacional de conservação e melhoria das estradas rurais. A proposta foi direcionada ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que estava na abertura do evento junto com outras lideranças da área da agricultura e cooperativismo.

O deputado destacou o programa nacional de melhorias em estradas rurais desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e propôs que Santa Catarina desenvolva um nos mesmos moldes. “Os municípios, enfim os produtores, não têm recursos para cuidar de suas vias e, na verdade, são os escoadores primários de toda a produção agrícola do país”, justificou. Novas conversas acerca do tema deverão ser encaminhadas neste ano de 2016 entre o deputado Colatto e o Governo do Estado, via Secretaria da Agricultura.

Em todos os pronunciamentos de autoridades na abertura oficial do CDA, ficou evidente a preocupação com a atual crise econômica do país. Em sua fala, Colatto sugeriu um desafio, levantado por ele em Brasília desde que a crise passou a virar manchete nacional. “Já que a economia brasileira está se mantendo em pé por causa da agricultura, nada mais justo que termos um agricultor como Ministro da Fazenda”, disse.

Durante o evento foi lançada a nota eletrônica do produtor rural pela Secretaria da Fazenda de SC e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc). O sistema eletrônico de emissão de nota beneficiará 200 mil produtores rurais de SC. Para Colatto, a medida é importante mas traz a tona outra questão. “É preciso que o agricultor tenha acesso à internet e ao celular e, para isso, é necessária a instalação de torres na área rural”, disse.

Um manifesto da Coopercentral Aurora, organização das Cooperativas de SC (OCESC), Federação da Agricultura (Faesc) e Federação das Indústrias (Fiesc) também foi entregue ao deputado Colatto, expondo o grave quadro de elevação acentuada do preço do milho em Santa Catarina. Segundo as entidades, os produtores rurais e as agroindústrias foram surpreendidos com a alta do milho que saltou de R$ 27 reais em outubro de 2015 para R$ 42 em janeiro deste ano. Colatto levará a problemática de mercado para a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), braço forte do agronegócio no Congresso Nacional, em que Colatto já presidiu por duas gestões, para a Frente Parlamentar da Suinocultura em que é vice-presidente e para o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS

O início de ano é marcado por feiras agrícolas e campos demonstrativos em todo o Estado. Na 21ª edição do Campo Demonstrativo Alfa (CDA), com tema “Bom planejamento, ótimos resultados”, o destaque foi para as novidades tecnológicas e programas e projetos de incentivo à produção. Para Colatto, são nestes eventos que se buscam subsídios para desenvolver o trabalho na Câmara Federal. “Conversando com as pessoas conhecemos as experiências dos produtores. Este é o Brasil real”, salienta o deputado. Segundo o deputado, os eventos agrícolas ajudam a levar as boas práticas e também os problemas para o Congresso Nacional, buscando desburocratizar, copiar e aprimorar modelos bem sucedidos.

Ainda no mês de janeiro, Colatto tem na agenda a participação no Itaipu Rural Show em Pìnhalzinho/SC. Em fevereiro, o Campo Demonstrativo Alfa (CDA) em Bela Vista do Toldo /SC e o Dia de Campos da Copercampos em Campos Novos/SC.

Galeria de Imagens

CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais CDA da Alfa: Deputado Colatto propõe programa de melhorias em estradas rurais
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Rádio Colatto Online
Código Florestal Brasileiro