Caminhoneiros anunciam nova paralisação nacional

Caminhoneiros anunciam nova paralisação nacional
Caminhoneiros anunciam nova paralisação nacional
Caminhoneiros anunciam nova paralisação nacional

Em mais uma reunião, Governo não apresenta soluções.

Brasília, 22 de abril de 2015 – Caminhoneiros de todo o Brasil anunciaram uma nova paralisação nacional, depois de mais uma reunião com o Governo para tentar resolver o impasse que culminou na paralisação nacional de fevereiro. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) esteve presente e lamentou o posicionamento apresentado pelo ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, em não atender as reivindicações pela elaboração de uma tabela referencial de fretes nem a redução do preço do óleo diesel.

Além do ministro Miguel Rossetto, a reunião, realizada na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta tarde, contou com a presença também do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e de cerca de 200 representantes de caminhoneiros, embarcadores e transportadores do país.

O discurso do governo restringiu-se à apresentação de um balanço das conquistas já garantidas pela Lei 13.103/2015 – a Nova Lei dos Caminhoneiros -, por resoluções e decretos publicados nos últimos dias. O posicionamento causou revolta e o anúncio de greve foi feito logo após o término do pronunciamento do ministro Rossetto.

Preocupado com os prejuízos gerados por uma nova paralisação nacional, o deputado Colatto está buscando soluções legislativas para o problema. Dentre as ações propostas, o parlamentar é autor da emenda 16 à Medida Provisória (MP) 670/2015, que isenta o óleo diesel de PIS e Cofins. “Entendo que a greve dos caminhoneiros tem que ser em Brasília e não nos Estados. É aqui em Brasília que as decisões são tomadas e onde tem que existir a pressão. Lá nos estados, quem paga a conta é a agricultura, o setor produtivo. Estamos lutando ainda para anular as multas aplicadas durante a paralisação de fevereiro”, acrescentou.

Buscando reunir forças para auxiliar a negociação com os caminhoneiros e evitar uma nova greve, o deputado Colatto esteve também com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. “Estamos levando nossa preocupação e recorrendo a quem pode ajudar a resolver essa situação. A ministra prometeu intervir”, acrescentou. Além disso, Colatto está envolvendo também os senadores na busca de soluções junto ao Governo.