Câmara do Leite do Sistema OCB debate a cadeia produtiva

Câmara do Leite do Sistema OCB debate a cadeia produtiva
Câmara do Leite do Sistema OCB debate a cadeia produtiva
Câmara do Leite do Sistema OCB debate a cadeia produtiva
Câmara do Leite do Sistema OCB debate a cadeia produtiva

Brasília, 2 de março de 2016 – A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou na manhã desta quarta-feira (2/03) a reunião da Câmara do Leite do Sistema OCB. O evento reuniu autoridades e representantes de diversas cooperativas do ramo agropecuário do país para debater os rumos do setor leiteiro. A programação iniciou com a apresentação do cenário político para 2016. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), coordenador do Ramo Agropecuário da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização (FPD), destacou a importância das ações de desburocratização que vem sendo tomadas, em especial pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para beneficiar o setor agropecuário.

“As alterações no Serviço de Inspeção Federal (SIF) que vem sendo anunciadas, como parte das comemorações pelos 100 anos do selo, simplificam a certificação e garantem a qualidade dos produtos”, destacou o deputado Colatto. O parlamentar catarinense citou como exemplo o Decreto nº 8681/2016 que possibilita que as empresas que antes tinham que remeter seus rótulos a avaliação do Ministério, possam colocar seus produtos no mercado e após passar por fiscalização. “Agora a rotulagem fica por responsabilidade da indústria, que garante o conteúdo embalado. Não há mais necessidade de autorização prévia do Mapa para aprovação do rótulo”, pontuou Colatto.

Durante o evento, foram apresentados os números da cadeia de lácteos do Sistema OCB: são 360 cooperativas com mais de 150 mil produtores e que correspondem a 40% da captação nacional do produto. Nos cinco maiores estados produtores, as cooperativas atuam em mais de 1.080 municípios, com mais de 970 técnicos prestando assistência.

Além disso, foi assinado o contrato de realização da segunda edição do Censo do Cooperativismo de Leite, que será realizado em parceria com a Embrapa Gado de Leite. A intenção do Censo é conhecer a realidade do setor leiteiro e buscar soluções para que as cooperativas ampliem e fortaleçam sua relação tanto com os produtores quando com o mercado consumidor. “Esses dados vão auxiliar também a nossa atuação no Congresso, em defesa dos interesses das cooperativas que tanto contribuem para o crescimento do setor”, ressaltou Colatto.

A reunião contou com a presença do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas; do coordenador da Câmara de Leite do Sistema OCB, Vicente Nogueira; do presidente da Embrapa, Maurício Lopes; do chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins; do secretário do Produtor Rural e do Cooperativismo, Caio Rocha; e do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, José Luís Vargas.