Notícias

23 de abril de 2015 - 20:28

Bancada Catarinense busca apoio junto ao Ministério da Integração Nacional para ajudar atingidos por tornado no oeste catarinense

Deputado Colatto pediu agilidade na liberação de recursos.

Bancada Catarinense busca apoio junto ao Ministério da Integração Nacional para ajudar atingidos por tornado no oeste catarinense

Brasília, 23 de abril de 2015 – Parlamentares da Bancada Catarinense estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira, em audiência no Ministério da Integração Nacional para tratar da reconstrução e reparação de danos causados pelo tornado que atingiu as cidades de Xanxerê, Xaxim, Passos Maia, Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada na última segunda-feira.

Recebidos pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira os parlamentares foram informados que os decretos de calamidade pública para o município de Xanxerê e de emergência para Ponte Serrada foram reconhecidos e publicados no Diário Oficial da União por meio das portarias nº 69 e 70. O reconhecimento garante que os recursos para os municípios sejam agilizados e permitem também que recursos do FGTS sejam liberados para os atingidos.

Conforme o ministro Gilberto Occhi, dois técnicos do Ministério acompanham o levantamento de danos desde o começo da semana e devem voltar a Brasília amanhã com um plano de atuação já elaborado. Além disso, uma equipe da Caixa Econômica Federal que opera os seguros está em Xanxerê para agilizar os processos e o Ministério do Trabalho já providencia a emissão de carteiras profissionais eletrônicas para aqueles que perderam seus documentos.

Colatto evidenciou sua preocupação com a burocracia para atender a população atingida. “Precisamos dar prioridade para a liberação de verbas destinadas especialmente para os hospitais de Xanxerê e Chapecó que atenderam os feridos. Além disso, os programas de governo tem que ser direcionados para atender as demandas dos atingidos, como é o caso do Minha Casa Melhor, que disponibiliza R$ 5 mil para aquisição de móveis e eletrodomésticos”. A possibilidade de prorrogação de prazos para declaração do Imposto de Renda em virtude do número de pessoas que perderam seus documentos também foi levantada por Colatto.

O ministro Gilberto Occhi sinalizou a possibilidade da presidente da república ir até a região. O deputado Valdir Colatto estará em Xanxerê no final de semana e convidou os demais parlamentares para irem até o local, bem como direcionem emendas individuais e de bancada para auxiliar na reconstrução do município.

Agricultura

Colatto reforçou sua preocupação com o levantamento de perdas e auxílio urgente para o setor rural que também teve perdas expressivas. “Precisamos garantir a mais rápida recuperação dos nossos agricultores, recuperando estradas e pontes, e por meio de apoio à produção já que muitos perderam suas lavouras e instalações”, apontou. O parlamentar catarinense lembrou ainda que os recursos do Programa Minha Casa Rural no valor de R$17.200 tem que ser liberados para os atingidos.

Ministério do Meio Ambiente

Em audiência no Ministério do Meio Ambiente, o deputado Valdir Colatto solicitou ao diretor Raimundo Deusdará Filho a liberação das florestas derrubadas pelo vendaval para auxiliar na reconstrução dos imóveis.

Portaria 69 e 70 - Xanxerê e Ponte Serrada

Galeria de Imagens

Bancada Catarinense busca apoio junto ao Ministério da Integração Nacional para ajudar atingidos por tornado no oeste catarinense Bancada Catarinense busca apoio junto ao Ministério da Integração Nacional para ajudar atingidos por tornado no oeste catarinense
Rádio Colatto

Modernização da Lei Trabalhista

Rádio Colatto Online
Horário de Verão
Modernização Trabalhista
AGRO é pop
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro